As fases de desenvolvimento moral: de Piaget a Kohlberg
A moral é o conjunto de princípios, valores, que orientam o comportamento humano e que estão ligados à noção do que é certo e errado e do que é justo e injusto. O desenvolvimento moral refere-se a como a moralidade de alguém evolui ao longo do seu crescimento e perceber como esse desenvolvimento se dá pode ajudar um educador/treinador a promover esse desenvolvimento num aluno/atleta.

Lawrence Kohlberg, um psicólogo norte-americano, doutorado pela Universidade de Chicago, aprofundou em Harvard o seu estudo neste campo em que foi pioneiro, na formulação de teorias sobre o desenvolvimento moral. A sua teoria do desenvolvimento moral assumiu um papel influente no estudo desta área relacionando-o com o desenvolvimento cognitivo das crianças, adolescentes e adultos.
O trabalho de Kohlberg foi influenciado pelo pensamento de Jean Piaget e de John Dewey. Piaget estudou vários aspetos do julgamento moral, mas maior parte das suas descobertas enquadraram-se numa teoria de dois estádios de desenvolvimento. Segundo a sua teoria as crianças com menos de 10 e 11 anos pensam em dilemas morais de uma maneira, e crianças mais velhas pensam de outra. As crianças mais jovens vêem as regras de comportamento como algo fixo e absoluto, regidas por adultos ou por Deus. Já os mais velhos não vêem as regras como algo sagrado e imutável e acreditam que é possível mudar as regras se todos concordarem.


Kohlberg, tal como Piaget, demonstrou através de estudos, que as pessoas evoluem na sua moralidade. A sua teoria identificou que o desenvolvimento se dá através de seis estádios bem definidos, que se enquadram em três níveis mais gerais. Os seus estudos são baseados no uso de dilemas morais ou situações hipotéticas nas quais as pessoas devem tomar uma decisão difícil. A teoria carateriza-se não por se centrar no conteúdo da moral, na decisão tomada do que é correto ou errado, mas sim no processo maturacional e interativo que conduz os seres humanos a esses valores. Kohlberg verificou que o desenvolvimento moral está relacionado com a idade do sujeito, mas que nem toda a gente atinge o nível mais alto de desenvolvimento.
Teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg
1º Nível - Pré-convencional
Neste primeiro nível a justiça é baseada somente nos interesses e perceções do próprio indivíduo. O comportamento é egocêntrico.
Estádio 1 - Obediência e punição
As decisões de uma pessoa são orientadas para obedecer a regras e evitar castigo por parte daqueles que vêem como autoridade e com poder. As consequência físicas imediatas de uma ação determinam se ela é boa ou má. Nesta fase, as pessoas não reconhecem que os outros tenham interesses próprios e todo as ações são feitas de um ponto de vista egocêntrico.
Estádio 2 - Individualismo, instrumentalismo e troca
As próprias necessidades determinam o que é certo ou errado. Os indivíduos fazem o que é necessário e fazem as concessões necessárias para satisfazer os seus desejos. Tudo acontece como uma troca. A ação certa é aquela que satisfaz os desejos do prório. Nesta fase, as pessoas já distinguem os seus interesses dos dos outros, mas as ações certas que deve tomar são aquelas que satisfazem os seus interesses e esperam que os outros façam o mesmo.
2º Nível - Convencional
Neste estádio as expectativas da sociedade e as suas regras tomam um peso importante nas decisões e no comportamento de alguém.
Estádio 3 - Bom rapaz/linda menina
O bom é o que é "fixe" para a sociedade ou para os pares. O comportamento de alguém é determinado por aquilo que agrada os outros e que é aprovado pelos outros. O certo é esteriotipado, é o que é visto como natural, o que é feito pela maioria. É esperado que haja sacrifício, conformidade e lealdade com o grupo a que pertence. A retribuição é coletiva. A desculpa é preferida à vingança.
Estádio 4 - Lei e Ordem
Orientação para o respeito da ordem e da autoridade e para o que a sociedade espera de nós. Respeito às regras fixas, às leis e à autoridade devidamente constituída. Responsabilidade pelo bem estar dos outros na sociedade. "Justiça" normalmente refere-se à justiça criminal. Espera-se sacrifício pela sociedade. As figuras de autoridade raramente são questionadas. Para a maioria dos adultos este é o estádio mais elevado que alcançarão.
3ºNível - Pós-convencional
Neste nível os julgamentos são feitos no abstrato. Os princípios e valores pessoais não são necessariamente os da sociedade, mas sim os que alguém entende como sendo certo para cada indivíduo.
Estádio 5 - Contrato social
O bom é determinado pelo que é socialmente concordado como sendo o direito individual. As ações morais numa situação específica não são tomadas como referência a um conjunto de regras, mas sim através de um aplicação lógica de princípios universais e abstratos. Os indivíduos têm direitos naturais e inegáveis e uma liberdade que está acima da sociedade e que devem ser protegidos pela sociedade. Nesta fase, há um interesse genuíno pelo bem estar dos outros e pelo bem coletivo.
Estádio 6 - Consciência de princípios
O que é certo e bom é fruto da consciência individual e envolve conceitos abstratos de justiça, dignidade humana e igualdade. Neste estádio as pessoas acreditam que há certos pontos, ideias, que a sociedade deve tomar como universais e que deve respeitá-las. A igualdade e valor de todos os seres devem ser respeitados. Deixam de existir regras concretas. A autoridade de alguém deve ser questionada. A única autoridade é o valor de cada indivíduo, e esse é que tem de ser sempre respeitado.

Concluindo, cada indivíduo desenvolve a sua moral, os seus conceito do que é agir bem e agir mal, ao longo da vida. O desenvolvimento é sequencial, as pessoas avançam de estádio em estádio, mas não quer dizer que avancem até ao mais alto estádio. Em cada estádio de desenvolvimento, uma pessoa não compreende a racionalidade moral de mais do que uma etapa acima da que se encontra. A transição entre os estádios acontece quando um indivíduo percebe as inconsistências da sua maneira de agir atual e reconhece a pertinência do estádio seguinte.
Referências bibliográficas:
sociedadedospsicologos. (2018, September 11). A Teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg. Sociedade Dos Psicólogos. https://spsicologos.com/2018/09/11/a-teoria-do-desenvolvimento-moral-de-lawrence-kohlberg/
Porto Editora – Lawrence Kohlberg na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-11 09:33:24]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$lawrence-kohlberg
Psicólogo, A. do. (2024, March 16). Teoria do Desenvolvimento Moral de Kohlberg. Academia Do Psicólogo. https://academiadopsicologo.com.br/areas-de-atuacao/teoria-do-desenvolvimento-moral-de-kohlberg-2/
EQI.ORG. Kohlberg's ideas of moral development. Disponível em https://eqi.org/kohlberg.htm
Kohlberg's Stages of Moral Development. Disponível em https://pegasus.cc.ucf.edu